segunda-feira, 20 de junho de 2011

Desafio literário

Recebi da Madalena este desafio literário, a quem agradeço. Adoro este tipo de questionários. Obrigada!

Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?

Infelizmente, na minha casa não havia livros. Ainda pequena, descobri o gosto pelas letras com exemplares velhos da revista “Crónica Feminina”, que eram levados da cidade para a aldeia com “séculos” de atraso. Depois, veio a Biblioteca Itinerante Calouste Gulbenkian, que fazia o “milagre” de levar os livros até ao adro da igreja. O primeiro livro que trouxe de lá foi das aventuras de Pequenu (não me lembro do título), de Dick Lann. A partir daí, li de tudo um pouco, desde Walt Whitman a Corín Tellado. Nos últimos anos, a falta de tempo tornou-me numa leitora ocasional. Nem sequer leio o obrigatório quanto mais por prazer...

Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
“A morte de Carlos Gardel”. Foi este o livro que me fez “desistir” de António Lobo Antunes: cheguei a uma altura em que me parecia estar a ler um amontoado de palavras, sem que fizessem sentido. O mais engraçado é que uma vez disse a uma amiga que tinha desistido porque não percebia o que estava a ler. Ela torceu a cara, lamentando a minha falta de capacidade para entender o “brilhante” Lobo Antunes. Pedi, então, para me resumir o livro. Ela encolheu os ombros. Não tinha percebido, mas sabia que era “obrigatório” ler Lobo Antunes....

Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

“A Cartuxa de Parma”, de Stendhal. Naquela altura, era uma leitora persistente. E masoquista...


Que livro gostarias de ter lido, mas que por algum motivo nunca leste?
Oh, tantos... Sempre que vejo as críticas que fazem nos blogues ou vou a uma livraria fico com uma vontade imensa de voltar aos tempos em que podia ler madrugada fora e acordar ensonada, mas com a sensação de que valeu a pena. O tempo não chega para tudo...


Existe um livro que leias e releias várias vezes?
Não. Contudo, há uns anos, tinha o hábito de copiar as partes que eu achava mais interessantes. De vez em quando, vou ver o meu caderninho de “(Ex)Citações”.


Que livro cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

“O principezinho”. Apesar de ser tipicamente apresentado como um livro para a infância, li pela primeira vez o livro já adulta. E achei brutal.

Indica alguns dos teus livros preferidos.

Gosto dos livros de Milan Kundera. Na lista dos livros que vêm à memória está também "Timbuktu", Paul Auster, lido graças ao Bookcrossing, na altura em que a minha mãe morreu. Há um livro que comprei influenciada por alguns artigos de que li, que foi o “Queria ter alguém à minha espera num sítio qualquer”, da francesa Anna Gavalda, e acabou por me tocar imenso.


Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Ui, é complicado. Não sei qual seria, mas tenho a certeza de que teria de ser em versão papel. Não me estou a imaginar a ler livros por prazer em frente a um monitor.


Que livro estás a ler neste momento?

Não estou a ler, mas está na prateleira à minha espera. Ando há algum tempo para descobrir a poesia de Daniel Faria.

Quem passar por aqui e gostar de livros, fica o desafio.


3 comentários:

  1. Já me passaram este desafio! Tenho que o fazer.
    É Melgaço! Conheces?
    Beijinhos
    http://melminho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ai, "A Cartuxa de Parma" tentei eu ler e é muuuuuito chato!!! E não consigo acreditar que não gostes de Lobo Antunes!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  3. tenho de arranjar tempo para responder a este desafio também :p

    ResponderEliminar